quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Trump venceu! E daí?

 

Trump venceu. Com votos dos delegados e com a maioria dos votos dos eleitores, seu partido alcançou maioria no Senado e na Câmara e tem maioria conservadora no Supremo Tribunal. 

A esquerda liberal está esquizofrênico, fala em perigo para "democracia", perigo para os imigrantes, perigo, perigo e perigo. Mas cá entre nós, a democracia burguesa não é assim? Venceu quem captou votos e melhor expressou ideias. E esses mesmos liberais dizem: "ele mentiu, fez fake news", sim, mas os democratas também não?

Ou o movimento Black Lives Matter conquistou uma legislação ou uma polícia menos racista? A política econômica de Biden trouxe segurança social aos pobres e trabalhadores subarternizados, que em geral são funcionários de bilionários como Bezos, a questão das guerras foram resolvidas? Os Palestinos podem dormir em paz, as mulheres abandonadas a própria sorte no Afeganistão depois das promessas do "mundo livre" estadunidense?

Biden e Kamala são parte do mesmo projeto de Trump com uma diferença, os primeiros fazem um discurso moderno e o segundo é honesto em suas intenções, mas ambos serão a garantia de que o sistema financeiro do capital seguirá sendo apoiado em detrimento a população.

O fascismo de Trump é um tipo peculiar de nacional entreguismo, diz defender a "América grande" porém não pode abrir mão da dura realidade, os EUA é uma país colonizado por bandidos que o Reino Unido expulsava, bandidos convertidos a protestantes, depois impulsionou seu desenvolvimento com escravidão negra e imigração de miseráveis. Agora suas empresas lucram com a mesma mão de obra que seja imigrante ou nos centros de produção global como a Índia e a China, foram escolhidas pelos mesmos "nacionalistas" estadunidenses que pela lógica do capital preferem mão de obra barata a ter que pagar direitos de um conterrâneo nascido na "make América great again".

Sinceramente mesmo quem lamenta a derrota de Kamala sabe no fundo que mesmo com todas as promessas nada séria feito fora do roteiro: manutenção do sofrimento palestino, guerra infinita para aquecimento da economia, retórica negra com repressão branca, enfim, a única coisa que seria relevante para os liberais era poder dizem que a opressão segue respeitando os "valores democráticos" (liberais burgueses)

Essa mesma esquerda liberal que se esconde atrás das lutas legítimas das mulheres, do povo negro e LGBTQIA+ e eles que de fato criam os entraves que são denominadas pautad identitária, e não a esquerda que sempre levantou essas bandeiras e lutas. Agora quem tem monetizado com o identitarismo é essa esquerda liberal, que contamina os espaços e enfraquece as lutas populares.

O que fazer? O de sempre uai. Organizar, dialogar, formar e construir o Programa para disputar a sociedade. Não tem fórmula mágica, sem tomar aquele café com os colegas de trabalho, com a família e os conhecidos não tem trabalho de base. Trabalho de base não é oportunismo de ocasião, é dia a dia sincero, é dizer e fazer.

Trump é parte do sintoma de um fascismo que fica encubado, como uma cloaca podre que consegue se reproduzir assexuadamente em termos biológicos e por mitose se reproduzir.

Trump, Bolsonaro e outros são como disse nacional entreguistas, são parte do sistema, querem entregar serviços públicos para amigos, lucrar com isso e ainda dizer que estão "quebrando o sistema" quando na verdade estão alimentando esse próprio sistema e quebrando de fato os imbecis que creem e as vítimas que não apoiam suas ideias. 

Nessa questão insisto que aí está a culpa da nossa esquerda, que fica cada vez mais parecida com os democratas estadunidenses, prometem mas não entregam. 

Se dissemos que as escolas e a saúde públicas devem ser o caminho porquê nossos governos não fazem tudo que podem e que não podem para fazer dar certo, com concursos, com carreira pública, com recursos e com a participação política de profissionais e população para integrar, decidir e intervir independente de governo. Foda-se. Se a democracia confirma a nossa finita humanidade, onde seja pelas urnas ou pela vida tudo acaba, porquê não fazemos? Ajuste fiscal e contenção de gastos para alimentar o sistema financeiro é tarefa deles, não nossa! A nossa, da nossa esquerda é de fortalecer quem interessa: a população trabalhadora.

Correto é a análise de Valério Arcary no BdF (https://www.brasildefato.com.br/2024/11/06/cinco-polemicas-sobre-a-derrota-da-esquerda-no-brasil), esse debate sobre a perda de votos entre os pobres não explica porquê perdemos votos mas regiões onde a classe trabalhadora de carteira assinada também não foi tocada pela mudança necessária.

#ficaadica

domingo, 3 de novembro de 2024

O fim de uma era na política de Guarulhos. Uma direita que se renova e uma esquerda que encerra um ciclo!

 Lutas operárias, resistência a ditadura militar, Casa de Cultura Paulo Pontes na Vila Fátima, Greves operárias, Oposição Sindical metalúrgica, luta de padres contra o esquadrão da morte, fundação do PT de Guarulhos, lutas pelo direito a moradia, Tribunal da Terra de Guarulhos, Movimento Estudantil e fundação da UGES,  Lula lá em 1989, lutas contra a privatização do SAAE, Espaço Cultural Florestan Fernandes, cassação do sr. Nefi Tales, vitória eleitoral do PT na prefeitura, 16 anos de governos do PT e o golpe de 2016. Esquecimento da história da cidade antes e depois dos governos do PT, lembrando 10 anos de Orçamento Participativo, mais de 100 escolas municipais, mais de 60 equipamentos de saúde pública, Teatro Adamastor, modernização do serviço público, criação do Fácil, Unifesp e Hospital Pimentas, urbanização entre tantas mudanças.

A derrota de Eloi Pieta, ex-PT e atual Solidariedade, e por uma diferença de 100 mil votos e uma ausência de mais de 332 mil  entre faltantes, votos brancos e nulos, este último grupos (dos ausentes) poderia ter ficado atrás do eleito,  o sr. Lucas Sanches que obteve 361 mil votos.

Eloi perdeu e ganhou onde justamente Lula havia perdido e ganho em 2022, no Pimentas. Apesar de Lula ter tido desempenho melhor na 394 na região de Bonsucesso por uns poucos 400 votos. 

É o fim de uma era. E digo porquê, primeiro Eloi fora do PT não vai promover coesão da esquerda, já que com uma terceira derrota e fora deste campo, bem como a forma de organizar a tática e a estratégia, ficaram presos a uma lógica que mudou. O PT precisa saber se vai gravitar em torno da reeleição de Alencar ou buscar se reconectar com a população como um partido de oposição presente e não ausente como foi nos oito anos da gestão Guti, as demais organizações podem se sobressair como o PSOL principalmente, bem como Unidade Popular, Pstu e Pcb mas precisar também construir, e repito construir  e não correr, com essa reconexão com a população guarulhense.

Guarulhos está virando um grande galpão. O setor de serviços, comercio e logística vieram para ficar e estabelecendo uma nova identidade da cidade dentro do processo de interesses do capitalismo mundial e nacional, contudo, classe trabalhadora é classe trabalhadora. Essas categorias são categorias frágeis da classe, podem ser contratado sem vinculo, sem direitos, precarizados e agora inseridos na lógica dos aplicativos, da plataformização e da polivalência do trabalho, estão inseridos nessa lógica do consumo rápido, urgente, fetichizado ao máximo, onde o prazer fica preso também a uma ideia de lazer mercadológico, ostentação e sem necessariamente refletir o bem estar de viver.

2025 é um novo. Novas angustias e novas esperanças. 


Já em São Paulo...

Em São Paulo um Boulos "petizado" perdeu por uma diferença de 1 milhão de votos e um saldo de crescimento quase insignificante da última disputa para esta, ou seja, Marta de vice, mais de 40 milhões do Fundo Eleitoral do PT, determinado por Lula e um apagamento da lógica militante demostram que algo está errado na lógica atual que se repete faz um tempo. Talvez o Psol do "não recebi um real, tô na rua por um ideal" empolgasse mais um público que buscar mudança não pela direita na política.

Não tem muito que analisar, tem boas reflexões de Saflate, Jessé de Souza, Rudá...mas um alerta.

Tem uns liberais da imprensa a esquerda defendendo que com a vitória eleitoral do centrão, onde PSD de Kassab é o vencedor do momento, tem defendido que a esquerda precisa se "atualizar" olhar para Marçal, "comprar" o discurso do empreendedorismo e abandonar suas lutas, virar uma versão "Tabata-João Campos", tipo um produto de limpeza desengordurante.

Cuidado! Formulas de formuladores que sempre apoiam ou se ausentar nas questões de privatização, terceirização, redução da força dos (as) servidores (as) públicos (as), reformas trabalhista e previdenciária entre outras mágicas que não deram certo para a população, sempre estão aproveitando esses momentos eleitorais para deslegitimar uma luta que é necessária: de classe.

 

Eleições Municipais em Guarulhos, 2. Turno: O que o voto na direita tem a dizer para nós?





















TODA SOLIDARIEDADE À CUBA SOCIALISTA!

Campanha de Apoio a Cuba Estimadas/os amigas/os do MST,

Vocês todos/as estão acompanhando as dificuldades econômicas que CUBA está passando em razão do bloqueio econômico e financeiro que os EUA continua aplicando. 

 Bloqueio naval, que não permite que navios atraquem, pois são penalizados com a proibição de atracarem depois em qualquer porto dos EUA; 

 Bloqueio de turistas, que impede que o país aumente acesso às divisas estrangeiras;

Pela ocorrência dos furacões, que afetaram todo rede elétrica e pela impossibilidade de acesso ao petróleo no mercado mundial. 

 Diante disso, o MST se somou a dezenas de movimentos e pessoas de boa vontade no Brasil, para levantar recursos. Veja o PIX abaixo. 

Faça também a sua parte. A solidariedade é a mais bela qualidade do ser humano! Abraços Secretaria Nacional

Fortaleça a campanha de solidariedade a Cuba doando qualquer valor!

📲 DOE PELO PIX: 34.131.511/0001-64 (Câmara Empresarial Brasil - Cuba)
Banco do Brasil
Ag: 4770
CC: 13844-4

#Cuba #CubaViveEResiste #SolidariedadeComCuba #ContraOBloqueio #Internacionalismo