sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Guarulhos participa da 7ª Conferência de Assistência Social de Arujá


Quinta-feira - 06 de Agosto de 2009 às 16:52
Guarulhos participa da 7ª Conferência de Assistência Social de Arujá

Na manhã desta quinta-feira (6), foi realizada a 7ª Conferência de Assistência Social de Arujá. O encontro aconteceu no Lions Clube, e as palestras foram representadas por gestores da cidade de Guarulhos. As conferências municipais vão se estender por todo o país antes das conferências estaduais e nacional. O objetivo é aumentar o debate da sociedade civil sobre as políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Para a secretária de Assistência Social de Arujá, Maria Luiza Bortone Salles Couto, que já está em sua terceira gestão, atender a população carente é sempre um desafio. “Os condomínios de alto padrão são como cartões postais da cidade, mas ninguém imagina que o restante da população não mora em condomínios, 78 mil habitantes vivem em lugares comuns com problemas sociais. A assistência atende a cinco mil usuários; três mil recebem o Bolsa Família, a maioria reside em bairros simples como Mirante e Barreto”, afirmou.

Segundo o secretário de Assistência Social, Wagner Hosokawa, os debates públicos são espaços privilegiados onde o governo pode aumentar o diálogo com população, e estimular o exercício da cidadania. Ele enfatizou que assistência está prevista na Constituição de 1988 e, por isso, é direito de todos, indiscriminadamente. “Não inventaram ainda vacina contra a miséria; os ricos de hoje podem ser os pobres de amanhã, e se eles dependerem do atendimento da assistência social, o direito deles será garantido”, assegurou.

Os problemas e sugestões apresentados pela população durante a conferência serão transformados em propostas de políticas públicas para aperfeiçoar o Suas. A iniciativa amplia a avaliação das diretrizes do sistema sob a perspectiva da participação e controle social.