sexta-feira, 23 de abril de 2010

Abril vermelho, indígena e popular! Sabemos mesmo o que representa o mês de abril?

Porque aos povos indígenas esta reservado o esquecimento e não a reflexão sobre a brutal destruição de suas culturas, a invasão de suas terras (desde a vinda - não bem vinda - do colonizador português), as etnias dizimadas pela luta dos povos da floresta contra os seus assassinos que vão desde os bandeirantes, aos latifundiários, os mineradores e agora o agronegócio.

E os trabalhadores/as rurais sem terra? De fato como os povos indígenas nao há nada a comemorar, justamente porque dia 17 de abril representa o dia de luta pela reforma agrária para lembrar e resistir o massacre de Eldorado dos Carajás no Pará que (também), brutalmente a polícia militar a mando do governo do PSDB assassinou sumariamente, desarmados e sem direito a defesa 19 militantes sem terra.

Abril ganha uma nova identidade para os povos que apimentam o outono com suas lutas, ocupações, ações político-culturais e buscando na comunicação um dos espaços estratégicos para travar a disputa pelas idéias e suas reivindicações.

Guarulhos tem ambos componentes, seja pela pergunta que deveria ser feita pelos nossos cidadãos e cidadãs quanto a origem do nome "Guarulhos" ou pela lei que instituiu o dia 17 deste mês como dia municipal de luta pela "reforma agrária".

Mas porque isso? Para reafirmar a identidade do nosso povo com um processo de desenvolvimento de país que não deve desconsiderar as desigualdades sociais geradas pelo capitalismo e suas conseqüências no Brasil, bem como o pertencimento ao povo brasileiro no enfrentamento das injustiças sociais que formaram a cidade de Guarulhos: indígenas, negros, imigrantes italianos, portugueses, japoneses, espanhóis, migrantes nordestinos, do norte...uma diversidade que forma um povo e um país.
As lutas populares são legitimas para chamar a atenção da sociedade para uma urgência social e histórica: o Brasil precisa preservar suas raízes étnico históricas, respeitando os ritos e preservando a memória dos povos indígenas e aos trabalhadores rurais a necessária redistribuição de terras para quem nela trabalha e produz. Abril será na canção de Gilberto Gil a representação desta sociedade que precisa mudar: "oh mundo tão desigual, tudo tão desigual. De uma lado esse carnaval, do outro a fome total". Seguimos lutando na certeza que sempre haverá uma nova primavera.

Wagner Hosokawa
militante da esquerda socialista do PT de
Guarulhos (SP), assistente social e
secretário municipal da Assistência Social

Carta de agradecimento ao seu apoio e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania


AoSecretário Municipal de Assistência Social e Cidadania

Wagner Hosokawa


Prezado Sr. Wagner: Em anexo, segue carta de agradecimento ao seu apoio e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania à realização da 3a ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil. Saudações feministas, Marcha Mundial das Mulheres



Marcha Mundial das Mulheres
Terceira ação internacional

CARTA DE AGRADECIMENTO

Entre os dias 8 e 18 de março, as mulheres brasileiras mostraram, mais uma vez, sua força e organização. As militantes da Marcha Mundial das Mulheres demonstraram que a luta feminista está mais viva do que nunca. Sob o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, a mobilização reuniu durante 10 dias cerca de 3 mil mulheres vindas de todos os estados brasileiros, de diferentes raças, idades e origens. A realização desta marcha foi um exemplo de auto-organização das mulheres, organizadas em um feminismo popular e militante, que tem como componente importante a solidariedade entre as mulheres de todo o mundo.

A Ação foi construída integralmente pelas mulheres, que se dividiram em equipes de cozinha, limpeza, infra-estrutura, segurança, comunicação, formação e cultura, saúde, água e creche. Durante os dias de caminhada, as mulheres passaram por Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Várzea Paulista, Cajamar, Jordanésia, Perus, Osasco e São Paulo. Mais informações, fotos e vídeos podem ser vistos em www.sof.org.br/acao2010

A mobilização fez parte do calendário da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que acontece entre 8 de março e 17 de outubro de 2010. No primeiro período, mais de 40 países fizeram atividades de lançamento da 3ª ação, manifestações públicas e marchas de diferentes formatos. O encerramento da 3ª Ação Internacional será em Kivu do Sul, na República Democrática do Congo. Realizadas de cinco em cinco anos, as Ações Internacionais reúnem mulheres de vários países em grandes atos, mobilizações e atividades, que têm como objetivos centrais denunciar as condições de desigualdade em que vivem as mulheres e impulsionar a luta feminista para a transformação de nossas realidades – e do mundo.

Ao final desta grande mobilização, nós, da Marcha Mundial das Mulheres, gostaríamos de agradecer ao Sr. Wagner Hosokawa e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Guarulhos pela sua colaboração com a 3ª Ação Internacional no Brasil, em nome das mulheres que marcharam de Campinas a São Paulo, entre os dias 8 e 18 de março de 2010.
A solidariedade e apoio contribuíram para a realização de uma marcha deste porte, e contribuem para o avanço da luta das mulheres por liberdade, igualdade e autonomia. Somos vitoriosas, pois a construção de nossa Ação, a partir do enfrentamento de adversidades e superação de desafios, mostrou, mais uma vez, que a auto-organização das mulheres pode transformar a sociedade.

São Paulo, 22 de abril de 2010

Marcha Mundial das Mulheres
www.sof.org.br/acao2010

Prefeitura discute políticas de assistência social no Adamastor


Quinta-feira - 22 de Abril de 2010


Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania apresentou para a população da região central algumas das 317 propostas aprovadas em 2009 nas conferências municipal, estadual e nacional. A iniciativa tem o objetivo de mostrar o resultado do trabalho de mais de 1.100 pessoas que participaram das nove conferências regionais realizadas nos bairros Presidente Dutra, Itapegica, Santos Dumont, Ponte Alta, Acácio, Cumbica e Pimentas. O próximo encontro acontece na quinta-feira (29), às 9 horas, na ACM do Uirapuru.


Para o secretário de Assistência Social, Wagner Hosokawa, os encontros com a população são fundamentais. “Para estimular a participação popular é indispensável que as pessoas, do mesmo jeito que nos ajudaram a criar as propostas, saibam o que foi aprovado nas conferências”, ressaltou.


Entre as propostas aprovadas estão o incentivo aos fóruns sobre políticas de assistência social; o investimento em infraestrutura dos conselhos; a construção de uma agenda comum de eventos municipais, estaduais e nacionais; a instalação de uma frente parlamentar de assistência social no Legislativo e a capacitação de conselheiros.


Um show de talentos da terceira idade animou o evento. O Centro de Referência do Idoso (CRI) organizou as apresentações de dança ao som de músicas antigas de cantores que fizeram sucesso nas décadas passadas, como Cauby Peixoto, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Nelson Golçalves.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ponte Alta avalia propostas aprovadas nas conferências de assistência social.


Quinta-feira - 15 de Abril de 2010 às 13:39


Ponte Alta avalia propostas aprovadas nas conferências de assistência social


A Prefeitura de Guarulhos apresentou para a população do Ponte Alta, nesta quinta-feira (15), as propostas aprovadas nas Conferências de Assistência Social, em 2009. A iniciativa é uma prestação de contas à população que participou dos encontros regionais para aprimorar os serviços e as políticas de assistência social no município. Seu objetivo é mostrar o resultado das sugestões encaminhadas pela comunidade ao poder público.


O próximo encontro acontece neste sábado (17), às 14 horas, na Escola Estadual Milton Cernach, na região do Acácio (rua Samurai, 251, Paraíso). Quatro encontros foram realizados desde o último dia 7 de abril, nos bairros Presidente Dutra, Itapegica e Santos Dumont.


Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa, as reuniões aumentaram a participação popular e descentralizaram a discussão sobre as políticas públicas. “Os encontros nos bairros estão levando até a população o conhecimento do que foi aprovado nas conferências. Agora, todos podem decidir sobre o que deve ser feito para melhorar o seu bairro, exercendo seus direitos de cidadania e participando das discussões sociais”, declarou.


Outras três reuniões com a população estão previstas para quinta-feira, dia 22, às 9 horas, no Adamastor Centro; quinta-feira, dia 29, às 9 horas, na ACM Uirapuru; e, quarta-feira, dia 5 de maio, às 9 horas, no Adamastor Pimentas.

Em defesa do governo democrático e popular do PT e seus aliados. Toda solidariedade ao prefeito Almeida e sua família.


Por Wagner Hosokawa - militante da esquerda socialista do PT
e da coordenação municipal da Articulação de Esquerda (AE Guarulhos)

A disputa eleitoral não pode desrespeitar as pessoas ou suas famílias, onde a política não pode perder o sentido principal: garantir a melhor qualidade de vida das pessoas, mudar a realidade social e econômica, defender justiça social com democracia e participação.
Agora em 2010 temos novas eleições para escolha da presidência, dos governadores, senadores e deputados estaduais e federal, e o povo brasileiro ira decidir que rumo quer para o pais. Onde o que esta em jogo é que projeto de Brasil que queremos, avaliando os modelos do passado e o atual.

Nós, brasileiras e brasileiros, já vivemos outras crises econômicas onde a saída era uma só: o reajuste do arroz e do feijão quase diário, do custo de vida, moeda desvalorizada, mais desemprego... Mas e esta crise do ano passado?

A opção dos governos do PT e seus aliados buscaram outro caminho: o do investimento social e econômico . Guarulhos reelegeu o PT para continuar o bom governo do prefeito Eloi Pieta.
O povo guarulhense elegeu o prefeito Sebastião Almeida para esta tarefa e nossa cidade vive um momento de avanços e melhorias com investimentos do PAC do governo Lula que traz recursos para habitação, saneamento básico (esgoto tratado), mais espaços democráticos como o conselho da igualdade social, na assistência social com conselhos gestores nos CRAS e CRI, com investimentos em novos serviços e atendimentos a população mais pobre, novo transporte publico com bilhete único do idoso e para toda população, ou seja a prefeitura não para de trabalhar.

Este trabalho esta sendo feito pelo prefeito Almeida e sua equipe diariamente mas para o PSDB e o PPS isso não importa, seus interesses eleitorais estão na frente dos interesses do povo. Pedir a cassação do prefeito sem provas e sem respeitar a sua família é um claro sinal de desespero do PSDB e o PPS que não conseguem apresentar-se como algo novo. E porque?

Porque o candidato Serra não é o novo e sim um passado que governa para os interesses dos ricos, sacrifica os pobres com a redução de políticas sociais, a privatização das riquezas nacionais e o desemprego como algo normal pela sua subserviência ao projeto neoliberal.

A defesa do prefeito Almeida esta na sua postura em ser sensível aos direitos sociais quando contribui na fundação da entidade Água e Vida e afastando-se dela como gesto de transparência quando assumiu a tarefa de governar a cidade. Tanto a prestação de contas da entidade foram aprovadas. A justiça eleitoral também já aprovou as contas da campanha, não ha nada a esconder.

Mas e quem acusa sem provas? Quer justiça ou apenas aparecer na mídia? Interesses eleitorais podem servir para um jogo de 'vale tudo'? Para o PT governar é saber que não é possível mudar a realidade social e econômica sem transparência, participação e prioridades. Disputamos projetos, idéias e propostas, já foi o tempo em que vencer eleições era trocar coisas por voto e manter os pobres nesta situação.

O PT não aceita essa cultura política do passado e a maior prova são as melhorias das condições de vida, urbanização de bairros e regiões da periferia com nova cara, aumento do acesso aos serviços e direitos.
No passado (antes do governo do PT), lutávamos por vagas nas escolas. Hoje debatemos como melhorar a qualidade da educação, isso é a real conquista do governo do PT e seus aliados. Não devemos aceitar a baixaria e o desrespeito, a disputa de projetos acontece na democracia com participação e transparência. Sem medo do esclarecimento a bancada do PT toma a iniciativa da investigação, essa é nossa postura. E a do outro lado?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CAFÉ DA MANHÃ num bate papo discontraído sobre a conjuntura eleitoral de 2010


Companheiras e companheiros,


Como há sempre um dia após o outro enfim haverá uma conjuntura após a outra. Nós da Esquerda Socialista de Guarulhos sempre teimosamente dissemos que a luta institucional e o caminho eleitoral são limitados na estratégia de transformação da sociedade.


Por isso, CONVIDADOS a todos e a todas para um CAFÉ DA MANHÃ num bate papo discontraído sobre a conjuntura eleitoral de 2010, os rumos que iremos tomar e como enfrentar o novo desafio, sem perder o caminho de que devemos fortalecer outros espaços de resistência e luta.


Será neste dia 21 de Abril, a partir das 9 h 30 na rua José Mauricio, 266 - Centro prox. ao Hospital da Criança - Escritório do mandato da Deputada. Federal Janete Pietá.


Contaremos com a contribuiçao importante de três companheiras: Deputada Estadual PT/SP - ANA PERUGINI, Janete Pietá - Deputada Federal PT/SP e Angelica Fernandes - Coordenadora Executiva do Programa de Governo do PT/SP.Conto com a participaçao do todos e todas, pois só faz mudança quem participa.


Saudaçoes


Wagner Hosokawa


ps.: ainda esta em cartaz uma peça de teatro que eu recomendo: "A filha da anistia", no teatro da memória as quintas, sextas, sabados (as 21h) e domingo (as 18 h) (até dia 18 de abril), localiza-se na rua Alvaro de carvalho, 97 - centro (prox. ao metro Anhangabau e biblioteca municipal de SP)

Assistência Social apresenta propostas aprovadas em conferências


Sexta-feira - 09 de Abril de 2010 às 12:01


Assistência Social apresenta propostas aprovadas em conferências


Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura apresentou para a população do Itapegica e região mais de 300 propostas elaboradas durante as Conferências de Assistência Social realizadas em 2009. O Encontro com conselheiros, representantes das entidades e dos Centros de Referência de Assistência Social aconteceu no Instituto Água e Vida.


Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa, as reuniões mobilizam a sociedade para aperfeiçoar as políticas públicas. “Os espaços de discussão precisam da iniciativa da população, pois pensar e opinar sobre as políticas públicas é um direito conquistado que pode mudar o rumo da sociedade”, afirmou.


As reuniões também acontecerão em outras seis regiões da cidade, no Parque Santos Dumont, Ponte Alta, Acácio, Centro, Cumbica e no Pimentas. Entre as principais finalidades dos encontros estão: a apresentação das decisões aprovadas nas conferências, a descentralização das discussões sobre políticas públicas, e o aumento da participação popular no processo eleitoral dos conselhos que será realizado em 2010.

Diagnóstico mostra bairros com prioridade de atendimento social

Quinta-feira - 08 de Abril de 2010 às 15:25
Diagnóstico mostra bairros com prioridade de atendimento social

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania divulgou os resultados da pesquisa social feita nos bairros de Guarulhos pela consultoria Kairós. O diagnóstico, iniciado em 2008, tem índices atualizados de inclusão e exclusão social. A base de dados, apresentada durante evento no Centro Municipal de Educação Adamastor nesta quinta-feira (8), vai orientar o trabalho do governo na ampliação dos serviços públicos de educação, assistência social, segurança pública e saúde nos locais com alta prioridade de atendimento.

Segundo o coordenador da consultoria, Elvis Bonassa, entre as regiões com menor garantia de direitos estão Água Chata, Tupinambá e Leblom Centenário. “Mais de 40% da população mora nesses locais com baixos índices de condições de vida, renda, cobertura de creche, densidade por dormitório, entre outras características”, afirmou.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa, disse que a as informações vão ajudar o poder público a enxergar onde estão concentrados os problemas. “A cidade tem uma nova ferramenta que servirá de base para o planejamento de políticas públicas direcionadas. A partir da análise dos indicadores sociais vamos realizar ações mais eficazes nos próximos anos”, ressaltou.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Carlos Derman, declarou que é necessário superar as desigualdades existentes de um bairro para outro e disse que o diagnóstico precisará ser compartilhado com outras secretarias para unificar os dados e dar condições para que todos tenham os seus direitos garantidos.

Cidade participa do Colegiado Nacional de Assistência Social



Cidade participa do Colegiado Nacional de Assistência Social


A cidade vai representar em todo o país as propostas municipais de assistência social. A decisão foi votada na assembléia do 12º Encontro Nacional de Gestores Municipais que elegeu o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa para o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O órgão foi criado há 15 anos para estimular a participação dos municípios nos conselhos em todo o território nacional e para viabilizar o aperfeiçoamento das políticas públicas de assistência social.

Aproximadamente 1.800 pessoas, representando 518 cidades brasileiras participaram do evento realizado em Natal, na última semana de março. Segundo Hosokawa, a escolha é resultado do reconhecimento ao trabalho de assistência social desenvolvido na cidade. “Fortalecemos o Sistema Único de Assistência Social em Guarulhos e agora temos a tarefa de representar os interesses dos outros municípios para o aperfeiçoamento das políticas sociais que garantem os serviços e benefícios à população”, afirmou.

Para a gestão do Congemas, biênio 2010-2012, foi eleita a presidente Ieda de Castro. A abertura do encontro contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias.

Guarulhos tem primeiro posto de atendimento ao migrante do Brasil.




Segunda-feira - 05 de Abril de 2010 às 14:59
Guarulhos tem primeiro posto de atendimento ao migrante do Brasil

Guarulhos é o primeiro município do Brasil a ter um Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante. O órgão está instalado no Aeroporto Internacional de Cumbica. A responsabilidade de gestão do posto, feita até fevereiro de 2010 pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), passou a ser da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

O atendimento do posto foi ampliado. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, e na madrugada, em sistema de plantão, das 4 às 8 horas. Os agentes têm as funções de orientar as pessoas que vão para outros países, atraídas pela oferta de estudo e trabalho, como também no combate ao tráfico de pessoas, na formação de redes para transladar os migrantes, contato com os consulados, divulgação de campanhas e esclarecimento de dúvidas.

De acordo com Ricardo Lins, coordenador do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do Ministério da Justiça, a transferência acontece graças ao empenho de diversos setores, e é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Guarulhos e o Ministério da Justiça, com o objetivo de garantir um tratamento digno para as vítimas de deportação e tráfico de pessoas.

Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa, Guarulhos é o primeiro município a criar este serviço. “Esperamos acolher na área do aeroporto todas as vítimas de violência com a garantia de direitos. Esperamos que não seja o único posto, e sim que essa nova política pública esteja presente em outros aeroportos.”
Serviço:
O Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante fica no mezanino, Asa B, Terminal 1, no Aeroporto Internacional de Cumbica.

Atendimento no Posto Humanizado

O atendimento acontece principalmente no horário de pico de chegada dos voos internacionais, onde é possível receber os brasileiros que estão voltando por meio de deportação ou retorno voluntário. O tráfico de pessoas é um problema mundial que afeta Guarulhos principalmente por causa da presença do Aeroporto Internacional, utilizado por quadrilhas, às vezes, como rota de crime.
Entre as funções do posto estão o auxílio ao migrante no recâmbio à cidade natal, o encaminhamento para casa de acolhimento, o contato com a família e a inserção em programas sociais.
Grande parte das vítimas sofre algum tipo de violência no exterior. Segundo relatório da Asbrad, as violações de direitos não estão associadas apenas à condição de migrantes, mas, principalmente, a estereótipos relacionados a país de origem, gênero, orientação sexual e ocupação.