Quinta-feira - 08 de Abril de 2010 às 15:25
Diagnóstico mostra bairros com prioridade de atendimento social
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania divulgou os resultados da pesquisa social feita nos bairros de Guarulhos pela consultoria Kairós. O diagnóstico, iniciado em 2008, tem índices atualizados de inclusão e exclusão social. A base de dados, apresentada durante evento no Centro Municipal de Educação Adamastor nesta quinta-feira (8), vai orientar o trabalho do governo na ampliação dos serviços públicos de educação, assistência social, segurança pública e saúde nos locais com alta prioridade de atendimento.
Segundo o coordenador da consultoria, Elvis Bonassa, entre as regiões com menor garantia de direitos estão Água Chata, Tupinambá e Leblom Centenário. “Mais de 40% da população mora nesses locais com baixos índices de condições de vida, renda, cobertura de creche, densidade por dormitório, entre outras características”, afirmou.
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa, disse que a as informações vão ajudar o poder público a enxergar onde estão concentrados os problemas. “A cidade tem uma nova ferramenta que servirá de base para o planejamento de políticas públicas direcionadas. A partir da análise dos indicadores sociais vamos realizar ações mais eficazes nos próximos anos”, ressaltou.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Carlos Derman, declarou que é necessário superar as desigualdades existentes de um bairro para outro e disse que o diagnóstico precisará ser compartilhado com outras secretarias para unificar os dados e dar condições para que todos tenham os seus direitos garantidos.