domingo, 5 de agosto de 2012

Gangue dos playboys e a redução da idade penal: hipocrisia do novo Brasil!


Eu sou contra a redução da idade penal. Participei do Movimento Estadual Contra a Redução da Idade Penal ao lado de companheiras e lutadoras, lá nos reunimos com juristas, famílias de filhos (as) de trabalhadores (as), militantes de movimentos e fóruns populares de direitos humanos.

Nada e ninguém nos convence de que a solução, a grande solução, seja jogar em celas jovens e adolescentes (filhos e filhas da pobreza e da miséria), a serem punidos como adultos.

Nem vou debater o artigo que estabelece a clausula pétrea que impede a redução da idade penal. 

Minha posição não muda, porque minhas dúvidas não foram respondidas: porque não oferecer direitos e oportunidades para os lugares e as famílias destes jovens? Porque não investir mais na educação pública? porque não investir na integração e reedução social dos jovens dentro e fora das instituições voltadas para o cumprimento das medidas sócio educativas?

E porque não oferecer creches em vez de cadeias? Estas perguntas continuam sem resposta e eu continuo contra a redução da idade penal.

Mas se querem que eu mude, vamos então lá: só apoio a redução se a pena sobre os filhos (as) de ricos, com condições de renda e recursos que cometem crimes seja dobrada, triplicada ou até mesmo superior. Sim estou falando de casos como a "gangue dos playboys" (ver matéria em anexo).

Se sobre os filhos (as)  da pobreza e da miséria pesa a ausência de direitos sociais onde não podem nem sequer reclamar sobre o mal gerado pelo capitalismo e sua exploração, isso deveria no revés pesar mais sobre os que "com condições sociais e econômicas".

Mas isso não vai acontecer, sabem porque: 1) O estado moderno e liberal dá direito a todos (as) uma justiça justa e igual (mesmo que alguns sejam menos iguais que os outros); 2) Os ricos jamais permitirão que seus filhos (as) bem educados (as) sofram, podem pagar advogado caros.

Bem a injustiça persiste, eu teimosamente sigo defendendo minhas idéias!

grande abraço!



http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/gangue-dos-playboys-e-investigada-por-mais-de-50-sequestros-20120802.html

Gangue dos Playboys é investigada por mais de 50 sequestros

Grupo era formado por jovens de classe média, alguns universitários
Mais três integrantes da Gangue dos Playboys foram presos nesta quarta-feira (1º), em Taboão da Serra, Região Metropolitana de São Paulo. Eles fazem parte de um grupo formado por jovens de classe média, alguns universitários, suspeito de ter praticado cerca de 50 sequestros-relâmpagos nos bairros do Brooklin, Campo Belo, Itaim-Bibi, Moema e Vila Olímpia.
Eles são jovens, têm dinheiro, mas escolheram o caminho do crime. Uma reportagem do Domingo Espetacular vai mostrar quem são e como agiam os rapazes que foram presos esta semana. E a reação das famílias, ao descobrir que os filhos eram criminosos.
SBT Brasil

Polícia prende mais três suspeitos da “Gangue dos Playboys”


publicado em 1/8/2012 às 20:40