ALMEIDA CONSOLIDA LIDERANÇA E ESTÁ PERTO DA REELEIÇÃO
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Diário de Guarulhos mostra o prefeito Sebastião Almeida (PT) com uma ampla vantagem na corrida eleitoral. Almeida está com 39% das intenções de voto, bem distante do segundo colocado, o tucano Carlos Roberto, com 19,5%.
A 19 dias da eleição, o levantamento da Opinião Pesquisa indica que haveria segundo turno pela diferença de 0,1%, já que Almeida tem 39% das intenções de votos enquanto seus adversários juntos somam 39,1%. Conforme os dados levantados, 55,7% dos entrevistados acreditam que o prefeito petista será reeleito.
O terceiro colocado na pesquisa é Alan Neto (DEM) com 7,2% das intenções de voto, empatado com Jovino Cândido (PV) com 7%. Wagner Freitas (PP) aparece em quinto lugar com 4,2%, seguido por Joel Paradella (PSTU) com 0,7% e Ederaldo Batista (PSOL) com 0,5%. Os que declararam que vão anular o voto são 14% e os indecisos chegam a 7,7%.
Um eventual segundo turno em Guarulhos não tira a perspectiva de uma vitória tranquila de Sebastião Almeida sobre Carlos Roberto. De acordo com a Opinião Pesquisa, o atual prefeito se reelegeria com facilidade com 51,2% da preferência dos eleitores, contra 34,5% do candidato tucano.
Os entrevistadores ouviram 400 eleitores de Guarulhos nos dias 6, 7 e 8 de setembro, por meio de questionários divididos em cotas de sexo, idade, renda e regiões da cidade. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A coordenação técnica da pesquisa é do sociólogo Nilton César Tristão e da urbanista Nilzete Rodrigues Costa. A pesquisa foi registrada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais do TSE com o número SP-00964/2012.
Em pesquisa do mesmo instituto divulgada em 13 de agosto, Almeida tinha 38,45% (hoje tem 39%), Carlos Roberto tinha 18,2% (hoje tem 19,5%) e Alan Neto 8,5% (hoje tem 7,2%). Jovino Cândido tinha 11,9% em agosto e agora tem 7%.
“Os números de agosto e setembro mostram que os candidatos principais mantiveram praticamente as mesmas posições, com variações mínimas”, concluiu o jornal. “Como esses números estão dentro de uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais para cima ou para baixo ainda não é possível afirmar com segurança que não haverá segundo turno, embora esse seja o cenário mais provável”, analisou ainda o Diário de Guarulhos.