A “greve dos caminhoneiros” e a farsa para o golpe do golpe.
Desde 21 de maio de 2018 os chamados “representantes” dos
caminhoneiros deflagaram uma “greve” que dentro da sua tática conhecida estão o
bloqueio de estradas. Até ai tudo normal de qualquer “movimento” que diz
reivindicar algo “justo”, e neste caso, com as mudanças na política da
Petrobrás realizadas pelo governo ilegítimo de Temer fez com que os reajustes
dos combustíveis sigam os interesses dos acionistas da bolsa de Nova York e não
do país e o pavio que ascendeu esse barril foi o diesel que alcançou o valor de
R$ 5,00 (cinco reais).
Alguns sinais indicam o porquê a esquerda brasileira não
deve apoiar ou ingenuamente acreditar na sua capacidade de influência sobre
essa “greve”.
A primeira indicação é inclusive de Lenin, quando traz a
figura do “inocente útil” e isso os caminhoneiros tem de sobra na sua trajetória
histórica, suas greves sempre penderam para atender os interesses político e econômicos
das elites, das burguesias e justamente por que a condição desta categoria profissional
enquadrasse bem nas definições liberais, de “autonomia econômica” ou “livre
iniciativa”, “dono do seu destino econômico” como taxistas e outros setores profissionais
da área de serviços.
Se recordarmos na história da luta de classes temos 1973
contra o governo socialista de Salvador Allende e com Chavez em 1999, a tática
de desabastecimento e locaute, combinadas recaem sobre os governos ou os
interesses que rondam os setores que os dirigem, os empresários.
Segundo, a forma como se comporta a mídia, como se fosse
combinado gerar essa sensação de “indignação” disseminada no empurra-empurra
nos ônibus, padarias, locais públicos em geral, essa mesma mídia que
criminalizou as lutas contra o golpe de 2016, que buscou jogar contra as greves
gerais de 2017 contra as reformas impopulares, trabalhista e previdenciária, e
no processo de julgamento do ex-presidente Lula.
A narrativa construída desde o início com apoio direto,
parcialidade e complacência sobre os “bloqueios” fazem ascender o sinal
amarelo. Os destaques feitos sobre as “negociações” e a baixa ou quase nula
crítica aos bloqueios sinalizam que algo está sendo “trucado” no jogo do poder
e das elites. Se tirar Lula da disputa presidencial de 2018 é verdadeira, se
Luciano Hulk, Barbosa, Alckimin, Meireles e até Ciro são apostas que não chegam
a encostar no “efeito Bolsonaro” que tem certo 20% das intenções de voto, então
porque não supor que essa tentativa de avaliar em que grau o desabastecimento
pode permitir gerar um clima de instabilidade.
Instabilidade que se for declarada pelos poderes constituídos,
pode gerar uma tese de “necessidade para criar condições de estabilidade da
ordem pública”, isso é possível e como já indicado num processo indireto, um
juiz do STF teria a aura da “legitimidade institucional” e “sem partidos”.
Ainda não há medida para essa tática, mas o alerta é
necessário.
Os movimentos confusos das direções da nossa esquerda deixam
claro o grau de desagregação de unidade programática. A favor ou contra, em
nome da tática da cooptação ou do momento único, alguns setores entendem que é “possível
ganhar o movimento”, mas as primeiras bandeiras de “intervenção militar” foram
levantadas e isso gera a confusão.
Terceiro, o desabastecimento providencial evidencia que ou
somos uma caricatura de capitalismo ultra dependente ou há intencionalidades no
jeito de fazer. Vamos aos fatos, como é possível os postos de combustíveis “esvaziarem”
nesta quinta, se a corrida aos postos ficou mais evidente na manhã deste mesmo
dia? Alguém solicitou medir com a régua se há ou não combustível? Se é verdade que 40% da frota não rodou, quem
ficou em casa de folga? Tem lista de quem “ganhou” o dia de folga nas empresas
de ônibus?
Quarto, quem vence com a redução do reajuste? O Estado
perde, novamente sobre ele incide perder receita com a redução de tributos e
impostos sobre o diesel, a conta sendo paga pela população trabalhadora e
negociada pelos políticos tradicionais, como se o Estado fosse um lugar vazio,
onde os poderosos de plantão apenas negociam a seu prazer suas vontades. E quem
vai ganhar nessa “greve”? Não será o frete dos caminhoneiros e nem a sua renda,
que mantem na mesma, com todas as cobranças, pedágios e problemas relacionados
ao seu trabalho, e seus donos, os empresários sorrindo.
A sensação está nas ruas, como em 2013. E em 2013 a esquerda
também tratou de achar que poderia disputar o indisputável, que era a
narrativa, essa que a direita também disputou e com toda sua força.
Agora, depois de várias reações as reformas neoliberais,
nossas derrotas não nos ensinaram que o momento é de reflexão, repensar e
retomar o horizonte estratégico.
Lições que precisam ser apreendidas concentram-se no debate
em torno do conceito de cotidiano. Ou seja, como tornar diária essa luta pelo
que é coletivo, humano e justo para classe trabalhadora.
Nesse maio não me engano.
Essa greve não é nossa. A nossa
vai ter luta.
Links para debater:
Por que os progressistas não devem apoiar a “greve” dos caminhoneiros. Por Afrânio Silva Jardim
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-os-progressistas-nao-devem-apoiar-a-greve-dos-caminhoneiros-por-afranio-silva-jardim/
Grupos pró-intervenção militar tentam influenciar rumo de greve dos caminhoneiros
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/grupos-pro-intervencao-militar-tentam-influenciar-rumo-de-greve-dos-caminhoneiros,98806679cf0fa68dd3c90101c8401eb8y6tke0f7.html
Centrais apoiam greve dos caminhoneiros. São Paulo terá manifestação
Presidente da CUT diz que constantes altas de preços de combustíveis têm reflexo nos preços de outros produtos importantes para o consumo. Ato pedirá redução no preço do botijão de gás
Caminhoneiros recebem geladeiras, mantimentos e carvão em apoio à greve
Campanhas de apoio também estão sendo feitas por meio das redes sociais.
https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/caminhoneiros-recebem-geladeiras-mantimentos-e-carvao-em-apoio-a-greve.ghtml
Fala Zé Maria: Por que é preciso dar todo apoio à greve dos caminhoneiros
https://www.pstu.org.br/fala-ze-maria-por-que-e-preciso-dar-todo-apoio-a-greve-dos-caminhoneiros/
Não é locaute. É greve!
https://www.pstu.org.br/nao-e-locaute-e-greve/
https://pcb.org.br/portal2/19761/unificar-as-lutas-contra-a-austeridade-o-desemprego-e-o-aumento-do-custo-de-vida
Todo apoio à greve dos caminhoneiros! Não à privatização da Petrobrás!
https://www.causaoperaria.org.br/todo-apoio-a-greve-dos-caminhoneiros-nao-a-privatizacao-da-petrobras/