domingo, 20 de dezembro de 2009

Assistência Social triplica vagas no Albergue Municipal





Sexta-feira - 18 de Dezembro de 2009 às 16:33
Assistência Social triplica vagas no Albergue Municipal

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania entregou na manhã desta sexta-feira (18) a obra de ampliação do Albergue Municipal que atende a população em situação de rua. As vagas triplicaram, de 60 para 180. Os dormitórios são adaptados com rampas que facilitam a acessibilidade. O Albergue é o primeiro do Brasil a receber um telecentro com dez computadores.

A ampliação foi reivindicada durante o Fórum de Moradores de Rua promovido em Guarulhos no mês de maio. As obras duraram seis meses e contaram com o apoio das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Trabalho, Fundo Social, entre outros parceiros.

Segundo o prefeito da cidade, Sebastião Almeida, a gestão municipal só faz sentido quando valoriza as pessoas. “Só vai dormir na rua quem quiser. Essa é uma obra que valoriza o direito do cidadão, sem discriminações”, afirmou.

Para Edson de Lima, morador em situação de rua com nível superior incompleto, o Albergue foi uma alternativa de vida. “Passei fome e frio e os funcionários me acolheram com carinho. Agora tenho esperança de concluir a faculdade”, ressaltou.

Opinião: É hora do movimento!
Uma das ações que irão marcar este período é com certeza a construção do Fórum Municipal da População em Situação de Rua, justamente porque sua ligação com o Movimento Nacional já é uma relidade e sua contribuição irá para além dos muros do albergue ou do mandato que conquistamos na cidade.
Contra a política de higiene defendida inclusive pelo candidato tucano derrotado nas ultimas eleições em Guarulhos, mostrando que cidadania se oferece dando condições de organização do povo através dos seus instrumentos.
É assim que buscamos governar, sabendo que as mazelas do mundo foram obra de um capitalismo que com sua fome e sede de exploração, não mede consequencias para corromper, destruir e jogar nas ruas, homens e mulheres.
Viva a luta do povo da rua, viva a um novo jeito de governar.