sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Campus Party e a juventude guarulhense





Copiar faz parte, criar é uma especialidade nossa bem brasileira. A edição 2012 da versão brasileira que reúne milhares de jovens, principalmente, e que se encontram nestes dias acampados ou não para trocar, conhecer, produzir e ampliar os horizontes do mundo tecnológico e da internet.

Games, programas, novas tecnologias da informação, das redes sociais e muita interatividade, o papel do Campus Party é integrar e interagir olho no olho. Poderia ser um encontro virtual? Sim, mas a sua proposta mostra que: a força está nas relações entre as pessoas.

Mesmo que elas passem horas nos chats, bate-papos e na troca de msg (mensagens), as oficinas, encontros, palestras, stands e todas as atividades do evento mostram a força desse mundo que mesmo virtual, devem manter viva as relações presenciais, vivas.

Guarulhos é uma metrópole que reúne mais de 300 mil jovens dos 15 aos 29 anos, destes pelo menos a metade freqüentam lan-houses, telecidadanias ou telecentros públicos e estão conectados na rede internacional de computadores, temos instituições de ensino superior especializadas para formação em tecnologia e a internet, além de ter um governo municipal que avança no atendimento via tecnologia cidadã.
Somos uma real potência. E por quê? Simples, jovens idealistas fizeram fortunas ou construíram novas tecnologias ousando, procurando, buscando meios de tornar reais os seus sonhos.

É valorizando essa busca criativa é que a Coordenadoria da Juventude está pelo segundo ano de sua existência investindo nestes jovens. Iremos levar jovens de vários Barrios e regiões da nossa cidade para a o Campus Party 2012. Para proporcionar oportunidades e garantir o direito ao acesso a este mundo da tecnologia.
Iniciamos nossas atividades oficiais em 2010, onde por iniciativa do prefeito Almeida podemos pela Prefeitura de Guarulhos apoiar nossa juventude em inúmeras ações que visam justamente valorizar a criatividade destes jovens empreendedores, que ainda estão no anonimato e precisam apenas do nosso incentivo.

Os jovens guarulhenses tem se destacado nas mídias sociais pela qualidade das suas produções, opiniões e criações. Dois públicos são presença cativa em nossos telecidadanias e telecentros, os jovens e idosos (as), mostrando o vigor do encontro de gerações e a troca das vivências.

Neste ano começamos com uma lista de espera para os jovens interessados (as) em participar da versão 2012 do Campus Party pela Coordenadoria da Juventude, são três ônibus lotados de “sede de conhecimento”, isso nos mostra que para frente teremos novidades destes jovens participantes. Quem sabe não teremos nossos Jobs, Gates, Zuckerberg, etc. entre nossos jovens de Guarulhos?

Wagner Hosokawa
Coordenador Municipal de Juventude da Prefeitura de Guarulhos
Assistente Social e blogueiro: wagnerhosokawa.blogspot.com