terça-feira, 3 de junho de 2014

Classes? Que Classes? Ciclo de Debates sobre Classes Sociais.



Reproduzo o livro que pode ser obtido na integra no link. Importante contribuição ao debate de classes. Democracia é isso, as ideais não podem ser restritas e o PT entende isso. O debate e a democracia.

Boa leitura e bom debate!


link http://www.fpabramo.org.br/ciclosfpa/wp-content/uploads/2014/02/Classes-sociais-Final-ALTA-2dez2013.pdf



Saudação aos leitores e leitoras
Dez anos que transformaram o Brasil

Nos marcos de uma década de governo federal petista (2003-2013), a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Fundação Friedrich Ebert (FES) propuseram debater a inédita ascensão social de 40 milhões de brasileiros(as). Uma ascensão majoritariamente negra, feminina, periférica e do campo, abarcando 
o país como um todo.

Estimulava-nos a retomada, em círculos mais amplos, do debate sobre classes sociais e intrigava-nos discutir as recentes mudanças a partir do que se chamou outrora de “o ponto de vista do proletariado”.
Como pensar essa ascensão social desde a esquerda? Quais as consequências dessa mobilidade na composição de classe? Haveria uma nova classe? Média? 

Trabalhadora? Quais as lutas dessa nova classe? Que política e valores defendem esses setores emergentes? Tais questões e inquietações ganharam outros contornos a partir da força das mobilizações de junho de 2013, que perduram e indicam mudanças de longo curso na política brasileira.

Nesse sentido, organizamos o Ciclo de Debates Classes Sociais em dez sessões, que contaram com a participação de autores de distintas posições políticas, ângulos, abordagens e perspectivas de estudos. 

São esses textos que compõem o livro, acrescido dos textos de Lincoln Secco e Peter Lösche e da apresentação do relator do Ciclo, Josué Medeiros. Todos os debates foram transmitidos pela internet e continuam disponíveis no canal tevêFPA, assim como a relatoria, que pode ser encontrada no portal da FPA.

Tentamos contribuir para o debate partidário, pensando e lutando pela continuidade e aprofundamento das mudanças em curso no Brasil.

Boa leitura!
Fundação Perseu Abramo 
Fundação Friedrich Ebert