domingo, 1 de junho de 2014

Perderam...




Eu já fiz aqui defesas das manifestações feitas pelos Black Block, enquanto método de questionar o sistema capitalista e confrontando seus símbolos cumpriam uma tarefa relevante diante da luta antigovernista de parte dos partidos de esquerda que fazem oposição ao governo do PT e aliados.

Apoiei suas ações pela relevância da critica necessária sobre o modelo que está em curso no capitalismo mundial e como o neoliberalismo transforma relações humanas em pó. Haveria necessidade do PT sentir para que governo mudasse seu rumo, rumo que atualmente é de conciliar aumento de renda para parte da classe trabalhadora e um bruto aumento dos lucros do sistema financeiro.

Ontem (31/05) o evento do Festival de Cultura e Arte promovida pela juventude do PT provou que estou certo. Ou debatemos a classe, nosso projeto de classe ou não haverá eleição, governo ou partido para podermos enfrentar a nova ordem mundial que quer nos engolir. Estamos perdendo enraizamento na base, seja pelo excesso de governismo, seja pela ausência de projeto popular para o país.

Hoje com o “anuncio” de que parte desses grupos manifestantes que se intitulam “Black block” de que irá “parar” a Copa só expressa o grau como o oportunismo que emerge em junho representa. Um evento extemporâneo como a Copa, que já está chegando ao seu fim, o problema são os movimentos sociais e populares ancorarem suas reivindicações em um evento passageiro. Isso pode prejudicar as pautas, pois, o que será depois da taça erguida pelo time campeão?

E a quem interessa um mártir durante a Copa?

Cada vez mais fica evidente a postura confusa e contraditória das elites e seu partido midiático formado pelas grandes redes comerciais de televisão, rádio e internet, que precisam derrubar Dilma nas pesquisas, porém tem grandes contratos publicitários para honrar. Não sabem o que fazem, criticam e apoiam, fazem matérias positivas e expõem personalidades ressentidas como as do Ronaldo “Lazarento”, que encheu os bolsos de dinheiro e agora quer vivar a “maria madalena das chuteiras arrependidas”

É por conta destas e outras que podemos afirmar que o PT vencerá. Essa crise nas elites afetada por uma Copa estratégica pode ser a arma da oposição para dizer que isso foi coisa do “Lula e do PT” para confundir a oposição.

Erros do governo podem ser evitados. O esquema de segurança nacional com as tropas nas ruas devem ser obervadas com cautela, a burrice pode custar a reeleição. Confio mais na capacidade do ministro da Defesa, que de bom senso que tem não permitirá uma reação das tropas contra o público manifestante. Será que haverá inteligência do sinistro da (IN) justiça, não sei.

Então cabe a confiança do governo federal sobre as “tropas estaduais” também terem bom senso em não cair em provocações, respeitar a liberdade de expressão dos manifestantes e não causar nenhum incidente.

Um intelectual de esquerda já nos alertou que não é bom para luta os mártires. Perdem-se lideres e se faz recuar o povo. Quem gosta de participar de uma pancadaria? Ninguém.

Podemos confiar na capacidade de analise de conjuntura de alguma liderança Black Blcok? Não sei, só sei que estou retirando meu apoio ao método.



Se é relevante ou não, não me importo. Apenas faço a minha parte de não mudar de posição pelo conforto do vento, mas pela necessidade da democracia e da mudança da sociedade.