terça-feira, 28 de julho de 2009

População discute políticas públicas de assistência social





Terça-feira - 26 de Maio de 2009 às 17:00




População discute políticas públicas de assistência social



Pela primeira vez em Guarulhos, a Prefeitura está realizando nove conferências e debates com o objetivo de ouvir da própria comunidade reclamações e sugestões para aperfeiçoar as políticas de assistência social do município. Na manhã desta terça-feira (26), aconteceu a abertura dos eventos no Adamastor Centro que contou com apresentações artísticas de música e dança de crianças e portadores de deficiência visual beneficiados pelas parcerias da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Os encontros ainda vão contemplar os bairros Itapegica, Cumbica, Presidente Dutra, Santos Dumont, São João, Acácio, Ponte Alta e Pimentas.

O próximo evento acontece nesta quarta-feira (27), das 9 às 12 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Itapegica, que fica na entidade Água e Vida (rua Leopoldo Cunha, 85, Gopoúva). A participação democrática deve ajudar a elaborar propostas que serão encaminhadas para a VI Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada em junho. Posteriormente, as idéias vão se transformar em políticas que, independente da mudança de governo, serão aplicadas nas comunidades carentes.

Ainda em 2009, a conferência nacional e as conferências estaduais e municipais discutirão o tema “Participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Gestores, usuários e representantes de organizações não-governamentais, do governo e dos conselhos municipais participarão dos debates públicos.

A mobilização das pessoas nas conferências regionais permite que o poder público faça uma leitura da realidade local, levantando avanços e dificuldades. Com base nessa análise, será possível estabelecer estratégias para sinalizar caminhos de ruptura com as práticas desfavoráveis aos usuários do sistema de assistência social.