segunda-feira, 19 de março de 2012

Ciclofaixa é atração dominical da cidade!


18 de março de 2012 - 10:11
Alberto Augusto Ciclofaixa tem sido bastante disputada pelos munícipes: diversão e esporte

Ciclofaixa é atração dominical da cidade
Chico Junior
fonte: Folha Metropolitana

Em quatro meses de atividade, a Ciclofaixa Paulo Faccini é foco de diversão de crianças, adultos e famílias inteiras aos domingos. No último fim de semana, a Folha Metropolitana verificou o percurso de quase 7 km, conversou com usuários e com prestadores de serviços.

Ainda sem números oficiais de circulação, é possível notar que o percurso entre as avenidas Paulo Faccini e Bartolomeu De Carlos (no retorno após a Benjamin Harris Hunnicutt) é tomado de bicicletas. A maioria dos ciclistas é composta de pais com filhos pequenos.

O arquiteto Fausto Reche levava o filho Pedro, de 3 anos. “Vou comprar uma para ele também”, disse Reche. O menino estava preso à cadeirinha e de capacete. O uso dos equipamentos é uma das recomendações da Blitz Amigos do Trânsito em Ação. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura.

São seis coordenadores e 29 orientadores que auxiliam ciclistas, motoristas e pedestres, disse o coordenador Fabio Aparecido da Silva. O orientador Lucas Torres comentou que às vezes as pessoas entendem mal as orientações. O trajeto conta ainda com 22 agentes de segurança. São duas viaturas da Guarda Civil Municipal e seis agentes da Ronda Bike. Apesar disso, a reportagem flagrou skatistas, patinadores e corredores invadirem o percurso.

Serviço - A Ciclofaixa Paulo Faccini opera aos domingos, das 7h às 16h. A Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Escola Pública de Trânsito, oferece aulas gratuitas de bicicleta para todas as idades aos sábados, entre 9h e 10h. A Escola fica no Parque Julio Fracalanza, na Rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta. A inscrição pode pelos telefones (11) 2425-1743 ou 2414-2050. Neste mês, a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) sorteia dez capacetes por domingo no Bosque Maia. A inscrição é realizada em uma barraca dentro do parque.

Aluguéis de magrelas e ‘familyciclo’

Próximo do portão da Paulo Faccini do Bosque Maia, Valdomiro Manoel da Silva estaciona o caminhão, instala as duas barracas do ‘Aluguel de Bikes’ e alinha cerca de 150 bicicletas. Em média, um terço é alugada. Os custos variam R$ 6 a R$ 25 por hora. As bicicletas com mais lugares são as mais caras.

“Nós queremos uma licitação para um bicicletário. É mais seguro do que ficar carregando as bicicletas todo o domingo”, disse Silva.

Oportunidade para bico – Na Praça Alan Kardec, Clécio Antonio Rodrigues Borges, o Squash, faz pequenos consertos, aproveitando a demanda.

“Ninguém faz esse serviço. Ele é o anjo da guarda da bicicleta”, disse a aposentada Cleyde Fonseca Santovito. Na ocasião, Squash remendava um furo na bicicleta de Cleyde.






Licitação

Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT), a Pasta está iniciando processo de licitação que determinará uma empresa para alugar bicicletas. Segundo a assessoria, como o processo está no começo, a Pasta irá divulgar posteriormente mais detalhes sobre exigências eprazos estabelecidos ao vencedor da licitação.

Mesmo com faixa reservada, há queixas

Instalado nas principais vias da cidade, o percurso da ciclofaixa é cercado por grande fluxo de veículos. Para alguns usuários, o convívio oferece risco constante.

“Às vezes, os carros superam a velocidade [permitida]”, disse o bancário Rafael Pereira. Ele passeava junto com a mulher, a estagiária Fabiana Dametto, e os três filhos, Vitor, 10, Melissa, 8, e Rafael, 4.

Para fugir do perigo, a empresária Claudia e o engenheiro Sérgio Lumelino orientam a filha Caroline, 9, a circular próximo ao meio-fio. “Ela pode se desequilibrar e ir para a pista”, disse Claudia. Para Vitor, o problema é outro.

“A minha maior dificuldade é a subida ali na frente”, respondeu ao ouvir a pergunta feita aos pais sobre as principais dificuldades enfrentadas.






Prefeitura pretende ampliar trajeto

O gerente de educação para o trânsito, Luís Auada, afirmou que o município está em busca de patrocinadores para a ciclofaixa. As empresas patrocinadoras serão responsáveis por cuidar da operacionalização.

A gerência desenvolveu ainda um manual para o ciclista e uma logomarca para a ciclofaixa. “A gente aguarda a aprovação da Prefeitura”, disse Auada. Há estudo também para estender o percurso para 12 km.

Para ampliar a divulgação e uso da ciclofaixa, a Prefeitura promove a 2ª Bicicletada da Juventude no dia 1º de abril. A concentração será em frente do portão principal do Bosque Maia, às 9h. As inscrições podem ser feitas aos domingos no bosque ou pelo site da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br/portaleventos)