terça-feira, 1 de outubro de 2013

Unidade necessária para um momento necessário.




Unidade necessária para um momento necessário.

Nós militantes petistas da Chapa “O partido frente aos desafios de um novo tempo” ao protocolar a candidatura do companheiro Tiago Soares tínhamos como objetivo garantir o debate interno sobre o futuro do PT e da cidade.

Futuro que depois de 16 anos governando Guarulhos só se decidirá pelo que realizamos no presente, ou seja, no dia a dia das vidas da nossa população. Essa responsabilidade é nossa, nós a assumimos quando o PT colocou-se como força política que busca disputar o projeto local contra os grupos que dominavam o poder a partir da Prefeitura.

O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT só nos mostram o quanto é frágil a nossa organização partidária que em Guarulhos foi sendo vitima de um processo inflacionário de filiados (as) sem fortalecer suas secretarias, setoriais e sua atuação política.

Diante desse quadro as forças políticas que integram esta chapa tem feito um grande esforço pela unidade, onde para macroregião optamos por uma construção longa que resultou na união de diversas forças da região, com ampla representação das cidades e um nome para coordenador que expressa nossa unidade.

Não poderíamos querer diferente em Guarulhos. Nestas últimas semanas estabelecemos um diálogo com a força majoritária no sentido de garantir uma direção partidária sem imposições de uma maioria sobre uma minoria, mais madura para tomada de decisões e com mais coragem para atuar sobre os fatos e as forças políticas adversárias que atacam o PT.

Disso firmamos um compromisso pela unidade, pelo PT.

O companheiro Tiago Soares assumiu a grande tarefa de atuar no estado de São Paulo pela secretaria de Nucleação do diretório estadual, tem realizado visitas fundamentais para que o partido siga fortalecido para a disputa de 2014. Entendemos que ele deve continuar nesta importante tarefa e que outros militantes possam também dispor sua militância para fazer avançar o PT no estado.

Estamos retirando nossa candidatura a presidente por uma causa maior, o PT de Guarulhos. E declaramos apoio ao companheiro Paulo Vitor pelos compromissos assumidos abaixo:

Compromisso pela pluralidade, respeito as diferenças e as divergências nas instâncias (executiva e diretório), garantindo que as decisões partidárias sejam tomadas a partir do intenso debate e não pela imposição de uma força majoritária;

Compromisso pela democracia interna, mantendo aberto o diálogo com as forças políticas que constroem o PT de Guarulhos;

Compromisso pelo fortalecimento da militância através das secretarias e setoriais, garantindo o apoio da direção pela formação, organização e participação dos filiados (as);

Compromisso de defesa do programa de governo petista frente ao nosso governo municipal;

Reafirmamos que estamos disputando a direção do partido e com nosso apoio a presidência do companheiro Paulo Vitor, por um PT plural, amplo, democrático, socialista e de luta.

Guarulhos, primavera de 2013.

Assinam pelas direções das tendências e coletivos: Tiago Soares – dirigente estadual da EPS/PT e da secretaria de Nucleação do DE-PT/SP, Paulo Costa – dirigente do Novo Rumo PT/SP, Lulinha – militante do PT Guarulhos, Marcelo Mizael – membro do Diretório Estadual PT/SP, Alexandre – secretaria de Formação do DE-PT/SP, Wagner Hosokawa – Coordenador de Juventude da Prefeitura de Guarulhos e membro da EPS/PT, Erika Gomes – membro da direção nacional da EPS/PT e do DM/PT –Guarulhos.