terça-feira, 10 de março de 2015

2020, uma odisseia no metrô! Porque o PSDB odeia Guarulhos?



2020, uma odisseia no metrô!

Naves tripuladas pelo espaço, viagens a Lua como quem vai até a padaria, esses são as poucas ideias que surgiram nos filmes e na imaginação do ser humano ao longo da sua evolução. Os sonhos de ocupar o universo ainda mexem com a vontade humana, mas e nós trabalhadores (as) como ficamos?

Hoje a tecnologia pode em poucos meses a montar um avião, o 747, num minucioso esquema de construção que precisa ser preciso para evitar acidentes e preservar as vidas das pessoas que o utilizam.

E em Guarulhos a única coisa que se renova é a promessa do governo do estado que a mais de 20 anos está sobre o comando do PSDB, se voltássemos aos tempos do Império aqui já seria uma capitania hereditária do "tucanus rei".

Parece promessa de conquista e taça da Copa do mundo, renovada as esperanças sempre tem torcida colocando bandeira nas janelas, pintando as ruas e torcendo vibrante, quando há derrota voltamos a vida normal. É assim o aguardo do metrô em Guarulhos prometido agora para 2020.

Obras grandes precisam seguir padrões de segurança e a lógica pública de finanças, concordo, são limitadores, porém não justificam o tempo: se somar os anos prometidos com as linhas já entregues o nosso ramal poderia ter chegado da Ponte Grande ao bairro do Pimentas e ainda ter integrado com Arujá (cidade vizinha).

Importante registrar que as promessas de renovação seguem o calendário eleitoral, sempre! Então podemos afirmar que de quatro em quatro anos teríamos uma nova estação?

Mais uma questão, o adiamento nunca é informado por um "técnico" como eles (tucanus rei) gostam de dizer que possuem em seus quadros. O comunicado é do representante da secretaria dos transportes, das autarquias, enfim, não é justificativa "técnica".

Bom lembrar que este governo, do PSDB (Alckmin, Serra e cia.), se especializaram em inaugurar "linhas imaginarias" de metrô, o que falta a vergonha na cara e Ministério Público atuante a proibir ou coibir que nas placas informativas se utilize as linhas "em obras" ou "em projeto", pois um desavisado pode querer ir para onde não existe linha alguma.

Concluo que o PSDB me prejudicou duas grandes vezes então, eu morador do bairro do Jd. Flor da Montanha próximo a Vila Rio de janeiro no começo da década de 1990 uma Escola Técnica Federal estava sendo erguida num terreno lá perto, minha família dizia para esse "menino" a época que minha carreira estava lá. Pois bem, 1994 tem a primeira denúncia noticiada sobre as "obras paradas" e o anuncio do sinistro da Educação Paulo (privatizador) de Souza, ministro da educação do governo Fernando Henrique (do PSDB), onde nos planos do governo federal a tendência era privatizar as unidades técnicas federais.

Precisou nesse caso levar mais de uma década para que o governo municipal do ex prefeito Eloi Pietá e do presidente Lula unir forças para finalmente inaugurar o Instituto Federal como escola de cursos técnicos públicos na região onde moro, eu nessa época já terminando o curso superior em Serviço Social pela PUC/SP (com dívidas é claro!).

Agora em 2020 pode ser que eu consiga utilizar o metrô em Guarulhos, depois de tantos anos entre as estações Ârmenia, Penha e Tucuruvi, horas de espera e aperto em ônibus, além do alto custo das passagens, pode ser que eu deixe meu carro em casa para finalmente, daqui cinco anos ou mais possa viajar de metrô para algum lugar em São Paulo.

Como o capitalismo tem lógica, a da exploração, também pode ser que os trabalhadores um dia possam ir até a lua, mas aí como trabalhadores e não visitantes. É uma pena!