segunda-feira, 11 de abril de 2011

Não nos livramos da "sarna"militar!


Reproduzo um email recebido que trata da opinião de um comentarista do SBT sobre a chacina ocorrida na escola pública do Rio de Janeiro.

Me cabe deixar como minha opinião:

1) A tragédia não pode esconder - como quer a grande mídia - o verdadeiro debate que é porque aquele rapaz tomou uma atitude tão insana e violenta? Ele não é um extraterrestre que desceu do espaço, pousou na terra, comprou as armas e preparou o crime. Ele é um jovem, que também é sujeito produzido por esta sociedade. Sim estou dizendo que a responsabilidade pelo que ele fez é da sociedade.

Que cada vez mais perde o sentido coletivo, o sentido comunitário, o sentido que faz o ser humano ser humano: viver em sociedade. Mas esta sociedade é a do capital, violenta com quem busca ser apenas humano.

2) Desculpem os que vivem do atraso da sociedade, mas os militares tem apenas uma função diante do Estado: garantir a soberania nacional. (nem fui eu que institui isso pergunte aos filosófos, estudados e etc do Estado Moderno)...pois sempre me pergunto: militar é formado em economia política? tem formação para entender o funcionamento do estado? dos serviços públicos? é medico? é pedagogo? tem formação generalista para outras funções? Desculpes colegas, milico é milico, aprende a atirar e bater continencia...vivem um mundinho só deles...da guerra fria.

São generais de pijama, coroneis de fralda, milicos....MILICOS, que não tem outra função social do que atirar e bater continencia.

Muita gente fala asneira, muita gente vomita opiniões de um mundo lindo, belo, globalizado, dos acessos aos bens de consumo...tá bom, se não queremos mais mortes é hora de FECHAR TODAS AS FÁBRICAS DE ARMAS, que as potências mundiais FECHEM TODOS O ARSENAL NUCLEAR (principalmente os EUA)...

Eu votei SIM no plebiscito do desarmamento, tenho agora mais do que orgulho disso. O peso dos adolescentes assassinados no RJ não pertencem a mim, EU TENTEI E TENTO MUDAR A CAGADA DESTA SOCIEDADE QUE O CAPITAL ESTA TRANSFORMANDO EM UMA SOCIEDADE SUBSERVIENTE DO VIRTUAL, EXPLORANDO NO REAL.

Parem com a demagogia, eu sigo na luta. Enquanto o capitalismo não baixar as armas eu continuo com as minhas apontadas para sua injustiça.

Date: Sun, 10 Apr 2011 22:28:26 -0300

Subject: Comentarista do SBT chama alunos de vagabundos e defende regime militar dentro das escolas após tragédia
From: Cido Araújo
To:

http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/blog-na-rede/comentarista-do-sbt-chama-alunos-de-vagabundos-e-defende-regime-militar-dentro-das-escolas

Comentarista do SBT chama alunos de vagabundos e defende regime militar dentro das escolas após tragédia

São Paulo – "O professor é ameaçado, o seu carro é depredado, o aluno maltrata o outro aluno no bullying, isso acontece todos os dias. Aí vem estes abobados da 'pedagogia do amor', estes pedagogos de meia pataca para pregar a tolerância, a leniência, a aceitação, os diferentes... os diferentes uma 'pivica', vagabundo é vagabundo, não tem que ser igualado aos bons alunos."
Essa é parte da análise de Luiz Carlos Prates, comentaria do SBT, sobre os assassinatos cometidos nesta quinta-feira (7), na Escola Municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio de Janeiro. Doze crianças foram mortas por Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, que se suicidou após ser alvejado pela polícia, ainda no local.
A avaliação do comentarista ainda conclui que, para adotar o seu ponto de vista "isso tem que partir de uma ordem absolutamente incondicional por parte das escolas, um código regimentar - tem que ser obedecido. Regime militar dentro dos colégios."
Prates é conhecido por suas posições destemperadas e questionáveis em análises econômicas e políticas da sociedade brasileira. Recentemente foi demitido da RBS, afiliada da rede Globo, no Rio Grande do Sul, após reclamar do crescente acesso de pessoas de baixa renda a compra de automóveis - "qualquer miserável tem um carro", disse na ocasião -, e defender que a ditadura ensinou ao Brasil a verdadeira democracia, outros comentários polêmicos. Agora faz suas explanações nos jornais do SBT.
Após a tragédia carioca, muitas reavalições tem sido citadas para a melhoria segurança nas escolas, mas Prates foi o primeiro a mencionar os alunos como parte do problema.