quarta-feira, 1 de junho de 2011

1 Congresso municipal da AE/Guarulhos



No dia 29 de Maio de 2011 na Rua Cumbuquira, 22 Jd. Flor da Montanha no município de Guarulhos das 10:00 as 12:30 foi realizado o I - congresso municipal da AE/Guarulhos e no período da tarde das 14 as 16 horas momento que foi aberto para todos filiados do PT realizamos a Inauguração do Espaço Político e Cultural da AE/Guarulhos “Sr. Gimenez(em memória) e Dna. Elvira” Homenagem ao casal que ajudou à fundar o PT em Guarulhos e militavam na Esquerda Petista.

Balanço do Período, até a eleição de 2010: Valorizamos a trajetória da AE e também respeitamos profundamente todas e todos que contribuíram e contribuem com essa construção coletiva. Defendemos relações mais orgânicas - sem pretensão de tutela – com todos os movimentos sociais: feminista e de mulheres, das negras e negros, da juventude, da cidadania LGBT, dos trabalhadores e trabalhadoras urbanas e rurais, dos direitos humanos, pela democratização da cultura e comunicação.

Em especial acreditamos que é necessária uma reconstituição de relações com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que já foram muito mais profundas. Com respeito às diferenças e à autonomia de cada espaço, mas entendendo que é possível fortalecer nossa atuação conjunta no PT e nos movimentos.

Estratégia e programa para o próximo período: Para enfrentar esta realidade é necessário trazer para o centro do programa e da nossa ação tais questões, historicamente desprezadas pela maioria dos que reivindicam o marxismo. Aqui talvez resida a diferença entre nós: não acreditamos que é possível ser socialista sem considerar com centralidade esse conjunto de opressões a serem superadas. Acreditamos que é necessário construir no PT, na esquerda, nos movimentos sociais, a percepção concreta de que a contradição de classe é a principal contradição, mas que se expressa tão quanto no cálculo da mais-valia, quando no racismo, no machismo, na homofobia e nos preconceitos geracionais.
Não acreditamos que é possível ser socialista sem considerar com centralidade esse conjunto de opressões a serem superadas. Mantendo firme a luta anticapitalista e anti-imperialista.

Construção da AE: Claro que essa jornada não é meramente abstrata. Ela deve nos levar a compor um novo corpo dirigente para a nossa tendência, comprometido com esse esforço reflexivo, qualitativamente distinto, socialmente diverso, formatado para criar novas formas organizativas e novas relações políticas. E isso se dá por um motivo óbvio: para um novo programa, uma nova direção para executá-lo. Um coletivo de direção efetivamente plural, renovado do ponto de vista geracional, composto paritariamente por mulheres e homens.

Eleição da direção e da comissão de ética: A direção municipal da AE/Guarulhos será composta por Wagner Hosokawa, Érika Gomes, Marcos Rogerio Dias, Tatiane Pereira, Tiago Soares e Carlos Alberto Marques. Comissão de Ética: Demetrio Cesar, Simone Melo e Kelly Cristina Padilha foi criado um GT de Formação Politica composto por: Rodrigo Cesar e Tatiane Pereira Lima.

Eleições de 2012: Para que possamos disputar o PT no mesmo patamar que já foi a esquerda petista há sete anos atrás no município, acreditamos que devemos continuar filiando pessoas para o nosso projeto, intensificar a formação política, aproximar cada vez mais dos poucos movimentos sociais existentes na cidade e disputar as eleições de 2012 para câmara municipal. Reafirmar a reeleição do companheiro Almeida prefeito e Carlão vice, para continuar o projeto do PT na cidade.