domingo, 14 de agosto de 2011

Dirigente do MST é vítima do machismo em Pernambuco (13 de março de 2010)



Uma das mais combatentes e aguerridas dirigentes do MST, integrante da direção estadual de Pernambuco e coordenadora da regional Mata Norte, Luiza Ferreira, 52 anos, mãe de cinco filhos e avó de sete netos, foi assassinada em 11/3, quando realizava uma assembléia no assentamento Margarida Alves, no Município de Aliança, onde era assentada.

O assassino foi seu ex-companheiro, conhecido como Pelé. Depois de cometer o crime, ele se suicidou no mesmo local. O crime, chamado de “passional”, ocorreu depois que ele impôs à militante que optasse entre a tarefa política da direção do MST ou o casamento. No início deste ano, ela foi convocada pelas bases e pelos militantes da região para que assumisse a coordenação da regional do MST. Ela escolheu a tarefa política, o que infelizmente custou-lhe a vida.

Companheira Luiza entrou no MST como acampada, na ocupação do Engenho Bonito, em Condado, em abril de 1996. O acampamento Bonito vai completar 14 anos no próximo 21 de abril sem que até hoje o Incra tenha conseguido a desapropriação do Engenho.

Luiza, que foi durante seis anos membro da direção estadual do MST, nos últimos 4 anos vivia no assentamento – atuando como presidente da cooperativa, cuidando do marido, dos filhos e dos netos. Em fevereiro deste ano, ela perdeu um filho, Dinho, que também era militante do MST.

Durante a sua vida de lutadora do povo, a companheira enfrentou os dois grupos de usineiros mais violentos do estado: o grupo Pessoa de Melo, da Usina Aliança, e o Grupo João Santos. Depois de muitas tentativas de assassinato e ameaças constantes dos usineiros, acabou sendo vítima da arrogância machista.

Lutemos para que Luiza, que durante a sua vida foi uma verdadeira guerreira, continue inspirando e motivando a nova geração de militantes com sua garra, energia e paixão pela Luta.

À CAMARADA LUÍZA,

QUEM ENTREGOU TUA VIDA
À NOSSA MEMÓRIA EM LUTA
FOI A ESTUPIDEZ,
EM ESTUPIM DA VEZ,
QUE AINDA SE MANIFESTA EM NÓS,
A DESUMANA ESTUPIDEZ HUMANA.

QUEM SIMPLIFICOU TEU EXEMPLO
À CLASSE TRABALHADORA
FOI O PRINCÍPIO DA PROPRIEDADE,
A DESUMANIZADORA,
EM QUE PESE ARREPENDIMENTO?
DE DOTÔRES/USINEIROS: PESSOA-DE-MELO, JOSÉ GUILHERME E SANTOS,
QUE DISPUTA ESTÚPIDA VÉIS:
A PROPRIEDADE, O VIOLENTO, O LUCRO: QUANTOS?

QUEM GUARDOU O GESTO:
MULHER, AVÓ, MÃE, TERRA, BONITO, CONDADO, ALIANÇA,
PLANTOU UMA-MANA LUÍZA,
VIDA, GUERRA, GARRA, MILITÂNCIA.

*Poema de Henrique Marinho
Militante do MST-PE