Neste 15 de maio, o CFESS vem a público homenagear os/as mais de 100 mil assistentes sociais por esta data comemorativa. Profissionais que lutam cotidianamente para a construção de um projeto de sociedade radicalmente democrático, anticapitalista e em defesa dos interesses da classe trabalhadora.
O tema das comemorações de 2012 é "Serviço social de olhos abertos para a Educação: ensino público e de qualidade é direito de todos/as". A ideia é fortalecer as lutas do Conjunto CFESS-CRESS em defesa de uma Política de Educação que ofereça ensino público, presencial, laico e de qualidade, em todos os níveis, para todos/as os/as brasileiros/as. "Política Social não é mercadoria. Defendemos uma Política de Educação que possibilite que todos/as tenham acesso a um ensino público e de qualidade. Uma Educação a serviço da classe trabalhadora, que contribua para ampliação da consciência política e crítica de todos/as os/as cidadãos/ãs, na perspectiva de fortalecer as lutas para construção de uma sociedade justa e igualitária", defende a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.
Tema é deliberação do Conjunto CFESS-CRESS
O tema do Dia do/a Assistente Social é definido no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que ocorre anualmente e é o maior espaço deliberativo da categoria, reunindo assistentes sociais representantes de todas as regiões do país. A escolha de um mote voltado para a questão Educação é resultado de debates que o Conjunto vem fazendo nos últimos anos, intensificados pela promoção da campanha "Educação não é fast-food: diga não para a graduação a distância em Serviço Social", lançada em 2011 e suspensa temporariamente por determinação judicial; pela participação na mobilização nacional "Pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação"; e pela realização de seminários estaduais e nacional de Serviço Social na Educação.
"O Conjunto CFESS-CRESS, em articulação com outros sujeitos coletivos, tem se posicionado e lutado contra a mercantilização da educação e de todas as formas precárias de expansão, notadamente em relação ao Ensino Superior, que criam a ilusão do acesso à universidade e ao conhecimento, quando, na verdade, se tornam experiências aligeiradas, posto que destituídas da historicidade dos projetos profissionais e na contra mão da reivindicação por ampliação do acesso à educação com condições de permanência e qualidade social – reivindicação histórica de movimentos sociais e diferentes sujeitos que atuam na educação", diz trecho do CFESS Manifesta elaborado especialmente para a data.
fonte: Site CFESS (http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=776)