Este mês de maio é tempo de recordar! Lembrar dos bons momentos vividos, da vida que é uma luta e da luta que me faz viver!
2005, em plena crise moral do PT resolvi tirar "férias", decidi marchar 15 dias a pé de Goiânia até Brasília naquela que seria a Marcha Nacional pela Reforma Agrária. mas não estava só, caminhei ao lado de mulheres e homens com sonhos diversos na sua intimidade, mas uma só esperança na luta pela reforma agrária.
A emoção superou o frio das noites, as canções superaram as dores nas pernas, o chapéu de palha e um bom livro superaram o calor na cabeça...dias de provar que militante somos e o que estamos dispostos a fazer pela construção de um país mais humano, justo e solidário.
Recordo com orgulho e na certeza de que o socialismo que creio e contribuo a construir não é da boca pra fora ou discurso bonito para seduzir o povo...o chão frio da luta é um lugar de sacrifícios e por isso me coloquei a esta prova.
Percebi como algumas das nossas disputas são pequenas, pequenininhas, diante do que queremos construir e para isso propor o fim do velho, o velho modo de explorar, mentir, corromper e destruir o ser humano. Capital, como no filme "O homem que copiava", onde o ator Lazaro Ramos interpretando um jovem pobre dizia diante da maquina de copiar: "dinheiro é só papel, quando você não liga mais pra ele, ele não vale nada".
E sigo assim, buscando meios de fazer com que as pessoas entendam isso: papel! A ilusão da riqueza, a mentira do "ficar rico", do "trabalho que enobrece o homem" (quando nesse sistema ele empobrece e torna-o dependente dos juros carcerários do capital).
Hoje acredito que nossa luta é transformar a realidade. E transformar a realidade é gesto, mudar o verbo "reclamar" e começar a dizer o verbo "agir".
Eu, Wagner Hosokawa, chego aos quase 33 anos vivendo o meu tempo, caminhando cada passo as vezes lento, as vezes cauteloso, as vezes rápido, mas nunca passos de dúvida com a causa, os ideais e a fé na sociedade que eu acredito, sem exploração.
eu indico: http://www.mst.org.br/node/549
http://www.mst.org.br/especiais/1